Estácio - Curso técnico

Melhoria na experiência da pessoa usuária, oferecendo uma interface com design moderno e funcional, garantindo a coesão entre design e desenvolvimento para uma entrega eficiente e de alta qualidade.

EMPRESA

Estácio

FUNÇÃO

Product Designer

DATA

Agosto de 2024

Os principais objetivos desse projeto foi elaborar uma interface mais atraente, criando um template mais dinâmico para um público diferenciado. Levamos em consideração todas as dores da pessoa usuária para oferecer recursos que a ajudasse nos seus estudos. Por isso, priorizamos a usabilidade e uma interface mais intuitiva.

Necessidades do negócio

A Estácio atua em diversas áreas de conhecimento em cursos de graduação e pós graduação. Identificando a possibilidade de fazer negócios em uma nova frente, a companhia passou a oferecer mais de 20 cursos técnicos em setores variados.

Necessidades do usuário

Muitas pessoas preferem fazer cursos técnicos porque elas acreditam que terão uma qualificação profissional de qualidade, além de ter mais chances de conquistar uma posição no mercado de trabalho mais rápido em comparação a cursos de graduação.

Análise e definição

1. Imersão

Benchmarking

Para iniciar o projeto, conduzi um benchmarking detalhado, investigando as melhores práticas e tendências do mercado.

Isso me permitiu entender como outras soluções similares estavam sendo abordadas, além de identificar oportunidades. Essa análise foi essencial para estabelecer uma base e garantir que o projeto seguisse um caminho estratégico.

Matriz CSD

Em seguida, desenvolvi uma Matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) para estruturar o conhecimento disponível e levantar questões que precisavam de validação.

No início tínhamos muitas dúvidas sobre a estrutura didática, formatos de estudo e como organizaríamos tudo isso numa interface engajadora, além de outros pontos relacionados a pessoa aluna como: suas motivações e preferências.

Essa ferramenta me ajudou no alinhamento com a equipe sobre o que sabíamos, o que precisávamos confirmar e onde estavam as lacunas a serem preenchidas durante o desenvolvimento do projeto.

2. Pesquisa

Pesquisa online com pessoas alunas

Conduzi uma pesquisa online com pessoas alunas, coletando dados quantitativos e qualitativos sobre suas experiências.

Descobrimos que as principais frustrações das pessoas alunas não era com o conteúdo e sim com a experiência de navegação da interface.

Entrevistas em profundidade

Fui pessoalmente a duas unidades da Estácio para realizar entrevistas em profundidade com alunos e professores, explorando suas jornadas, desafios e expectativas em maior detalhe.

Essas conversas detalhadas forneceram uma compreensão mais rica e pessoal das experiências dos usuários, o que orientou diretamente as decisões de design.

3. Análise

Análise com insights das entrevistas com alunos e professores

Após as entrevistas, analisei os dados coletados e extraí insights que foram compartilhados com a equipe. Esses insights ajudaram a moldar a direção do projeto, garantindo que as soluções propostas fossem bem alinhadas às necessidades e expectativas tanto de alunos quanto de professores.

Principais aprendizados:

  • A maioria das pessoas alunas são de idade mais avançada e tem baixo letramento digital.
  • As pessoas alunas têm dificuldade de navegar no conteúdo porque tem muitas telas para ela ir de um conteúdo a outro.A pessoa aluna se matricula no curso com a expectativa de ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.
  • A pessoa aluna se matricula no curso com a expectativa de ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente.

“O aluno precisa realizar atividades para ter a capacidade de se desenvolver testando as tarefas; quanto mais o aluno puder praticar, melhor.”

Ideação

4. Fluxos do usuário

User flow

Ao desenhar o fluxo do usuário, percebemos o quanto a navegação era um fator negativo no modelo até então atual.

O conteúdo é dividido por módulos e foi estranho notar que a pessoa usuária precisa voltar para a home toda vez que ela desejar mudar de módulo.

Redesenhamos esse fluxo para garantir uma navegação mais fluida e intuituva, permitindo que a pessoa possa ter mais autonomia através de um menu principal.

Design critique

Realizamos uma dinâmica entre os designers da companhia para testar alguns conceitos, navegação, arquitetura da informação e design visual.

Todos contribuíram com comentários pertinentes que ajudaram na tomada de algumas decisões.

5. Definição

Criação de protótipo

Com base nos insights obtidos, desenvolvi um protótipo que refletia as melhorias identificadas e incorporava as soluções para as dores dos usuários.

O protótipo foi projetado para ser intuitivo, acessível e focado em proporcionar uma experiência de usuário otimizada, servindo como base para os próximos testes e validações.

Visual design

Eu apoiei a equipe de design nas decisões sobre o layout.

Resultados

6. Telas

Design responsivo

Garantia de uma experiência consistente em qualquer dispositivo.

Gameficação

Trouxemos elementos de gameficação para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Conforme a pessoa avança os níveis, mais dificil se tornam os exercícios e desafios.

Benefícios para a pessoa aluna

Com este modelo projetamos novas formas de avaliação de conhecimento para a pessoa aluna.

Propomos trazer para a pessoa aluna situações próximas de um cenário real.